Um tema que foi falado cá em casa, vezes sem conta, desde Dezembro.
Dado que o Tomás apenas faz os 6 anos em Novembro, é considerado um aluno condicional.
Nunca esteve nos nossos planos fazer uma mudança de escola, logo se o Tomás esta num ensino privado, estava ao critério dos Pais e dos profissionais do Colégio, se iria ficar mais um ano na Pré ou se iniciava em Setembro 2020 a passagem para o 1º Cliclo do ensino.
Devido a pandemia, o Tomás teve actividades diárias do Colégio via Zoom, o que sempre o ajudou, pois manteve o contacto com a Educadora e com os amigos da sala.... mas nunca é a mesma coisa do que o ensino presencial.
Fomos comprando livros de actividades de iniciação a escrita e a numeração, livros de actividades de pintura.... por escolha nossa, pois fomos reparando que as actividades diárias pedidas pelo Colégio já eram muito fáceis de realizar, o Tomás já ficava saturado dos desenhos, das historias... e o Tomás pedia algo mais "elaborado", algo novo, novidades... Mas aos nossos olhos continuava uma criança ainda muito bebé, ainda com dificuldade em falar de sentimentos, com algum receio de falar o que estaria a sentir naquele momento, se percebeu a explicação do exercício, se tem dúvidas....
Por esse motivo a nossa decisão foi sempre que o Tomás iria ficar mais um ano na Pré.
Em Junho fomos chamados ao Colégio para falar com a Educadora, Directora do Colégio e a Professora da 1º Classe.
Confesso que ia com o coração nas mãos, a tremer... Não estou pronta para estes momentos!
Perguntaram qual seria a nossa decisão e depois cada uma delas deu a a sua opinião.
A Educadora mostrou todos os trabalhos que o Tomás tinha realizado, a Directora fez a sua avaliação e a Professora deu a sua opinião.
Elas estão no ensino há mais de 30anos, sabem do que falam e do que vão vendo ao longo do ano de cada criança.
Explicaram que se a nossa vontade fosse que o Tomás ficasse mais um ano na Pré, elas não iriam contra, mas na opinião delas se o Tomás ficasse mais um ano na Pré o miúdo se iria fartar, não ia haver interesse, ia bloquear.... pois seria mais um ano igual a este, não iria haver as novidades que ele precisa.
Depois entra a Professora, dizendo que a transacção para a 1ºClasse que não era forçada, que iria haver a mesma brincadeiras, tempo de descanso sempre que fosse preciso, não iria enviar trabalhos durante a semana e quanto muito poderia enviar alguns trabalhos sim, mas no fim de semana para serem feitos em família, que na sala trabalham em grupo, fazem muitas actividades a pares, para que um ajude o outro e muitas vezes trabalham com os colegas da 2ºClasse.
Sim, aquele Colégio trabalha muito em juntar os alunos da 1ºClasse com a 2º e a 3º com os da 4ºClasse. Uns puxam pelos outros.... e a verdade é que os pequeninos olham para os crescidos que são um exemplo e os crescidos protegem muitos os miúdos mais pequeninos.... já vi situações destas no Colégio.
Deram o exemplo de um aluno que é mais velho que o Tomás e que na opinião delas a criança não esta apta para iniciar a 1ºClasse.... mas lá está, é a opinião das profissionais do Colégio.
No final da reunião decidimos fazer a matricula do Tomás para a 1ºClasse, vamos confiar na opinião das profissionais e dar uma prova de confiança ao Tomás.
O Tomás regressou ao Colégio em Julho e desde então já esta na sala com a Professora para fazer uma transição mais tranquila e para se irem conhecendo, já não quer saber da Educadora da Pré, agora só quer a Professora Sara porque já é um crescido.
Está em pulgas para ir comprar os livros novos, os cadernos e a mochila que tem que ser com rodinhas!
Nota se uma grande motivação para iniciar a séria a escola dos crescidos, a Professora de Educação Física esta com os alunos todos os dias e tem notado uma grande evolução no Tomás aos fazer os exercícios (ouve ate ao fim as explicações dos exercícios e faz tudo direitinho a primeira, mas que continua a ir atrás da opinião dos mais rebeldes, mesmo ela sabendo que não é a mais correcta!).
A Professora da 1ºClasse diz que vai muito bem na sala, e que foi a melhor decisão.... quero muito acreditar que sim.
Em Setembro vou eu andar mais nervosa que ele.
O meu bebé esta a crescer muito rápido!!
Estamos cá para tudo o que precisares
Sem comentários:
Enviar um comentário